Atividades para trabalhar o resgate de Brincadeiras Antigas
Em relação ao tema disposto
pelo grupo, sabe-se que na escola, a brincadeira ainda é muito presente, mesmo
com as grandes tecnologias. E com isso entendemos que o educador deve
trabalhar tanto com a retomada de brincadeiras antigas, mas também buscar algo
que integre as tecnologias, mídias em momentos lúdicos.
A seguir disponibilizamos
alguns exemplos de projetos e atividades que podem ser trabalhadas na escola, relacionados
a essa temática.
- Projeto Inclusão Digital, da Escola Municipal Maria Arlete Azevedo de Araujo, para ser aplicado com crianças do 2° ano.
Disponível em:<http://escolammariaarlete.blogspot.com.br/2013_10_21_archive.html>. Acesso em: 23 fev. 2016.
- Questionário de brincadeiras e brinquedos preferidos da turma.
- Planejamento para 2° ano do Ensino Fundamental - As crianças e suas brincadeiras.
Conteúdo: Brincadeiras de hoje e de ontem
Ano de ensino: 2º ano
Tema: As crianças e suas brincadeiras
Objetivo: Conhecer como as crianças brincam, nas diferentes realidades.
Material: Cartolina, fotos, lápis, borracha, lápis de cor, canetinha e internet.
Conhecimento prévio: Saber quais são as suas atividades e brincadeiras e comparar com a de outras crianças.
Atividade motivacional: Converse com as crianças a respeito de como e quais são as brincadeiras de que elas mais gostam. Deixe que todos se expressem contando quais as aventuras que vivem nesta fase da vida e de que forma aproveitam a infância. Indague: será que todas as crianças do mundo brincam da mesma maneira?
Encaminhamento metodológico:
Após essa conversa, passe um vídeo, disponível na internet, que mostra por meio da música, as diversas brincadeiras das crianças. - Brincadeiras de criança (Letra e música Flávio Almeida Patrocínio) Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=WS2DlLLm8wQ>
Depois de assistirem ao vídeo, questione oralmente:
- Quais foram as brincadeiras que o autor mostra no vídeo?
- As crianças que aparecem no vídeo estão alegres ou tristes?
- Das brincadeiras citadas no vídeo, quais são as mais utilizadas na cidade?
- Muitas delas são brincadeiras antigas. Cite algumas.
Depois, entregue uma folha com a seguinte atividade:
No quadro abaixo, temos diversas atividades e brincadeiras. Pinte os espaços que apresentam as atividades de que você mais gosta de fazer.
Avaliação: Como avaliação, os alunos terão que realizar uma entrevista.
Serão os repórteres. Devem entrevistar uma pessoa da família, que tenha mais de
30 anos. Caso tenham fotos, podem trazer e mostrar para os colegas para
enriquecer a pesquisa. Entregue uma folha onde serão respondidas as seguintes
questões:
Depois de concluída a entrevista, a turma deve mostrar e
contar para os amigos, numa roda de conversa, qual foi o resultado da
atividade.
Construa um cartaz coletivamente, apontando as brincadeiras citadas pelos entrevistados e as levantadas pelos alunos da sala; comparem as atividades de seus familiares, quando eram crianças, e as realizadas por vocês atualmente. Caso haja alunos que trouxeram fotos, cole-as no cartaz para ilustrar as respostas.
Construa um cartaz coletivamente, apontando as brincadeiras citadas pelos entrevistados e as levantadas pelos alunos da sala; comparem as atividades de seus familiares, quando eram crianças, e as realizadas por vocês atualmente. Caso haja alunos que trouxeram fotos, cole-as no cartaz para ilustrar as respostas.
Disponível
em:< http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=b24fb05ab13d453d8155a5706a0571ff>.
Acesso em: 23 fev. 2016.
Acadêmica: Munick Geovanna Hanisch
PARABÉNS PELO PROJETO, CONTEÚDO ENRIQUECEDOR.
ResponderExcluir