quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Atividades para trabalhar o resgate de Brincadeiras Antigas


Em relação ao tema disposto pelo grupo, sabe-se que na escola, a brincadeira ainda é muito presente, mesmo com as grandes tecnologias. E com isso entendemos que o educador deve trabalhar tanto com a retomada de brincadeiras antigas, mas também buscar algo que integre as tecnologias, mídias em momentos lúdicos. 
A seguir disponibilizamos alguns exemplos de projetos e atividades que podem ser trabalhadas na escola, relacionados a essa temática.


  • Projeto Inclusão Digital, da Escola Municipal Maria Arlete Azevedo de Araujo, para ser aplicado com crianças do 2° ano. 

Disponível em:<http://escolammariaarlete.blogspot.com.br/2013_10_21_archive.html>. Acesso em: 23 fev. 2016.


  • Questionário de brincadeiras e brinquedos preferidos da turma. 
            Disponível em:<http://pt.slideshare.net/fabianaesteves76/sugestes-de-atividades-tratamento-da-informao>. Acesso em: 23 fev.2016


  • Planejamento para 2° ano do Ensino Fundamental - As crianças e suas brincadeiras.

Conteúdo: Brincadeiras de hoje e de ontem 
Ano de ensino: 2º ano
Tema: As crianças e suas brincadeiras
Objetivo:  Conhecer como as crianças brincam, nas diferentes realidades.
Material:  Cartolina, fotos, lápis, borracha, lápis de cor, canetinha e internet.
Conhecimento prévio:  Saber quais são as suas atividades e brincadeiras e comparar com a de outras crianças.
Atividade motivacional:  Converse com as crianças a respeito de como e quais são as brincadeiras de que elas mais gostam. Deixe que todos se expressem contando quais as aventuras que vivem nesta fase da vida e de que forma aproveitam a infância. Indague: será que todas as crianças do mundo brincam da mesma maneira? 
Encaminhamento metodológico: 
Após essa conversa, passe um vídeo, disponível na internet, que mostra por meio da música, as diversas brincadeiras das crianças. - Brincadeiras de criança (Letra e música Flávio Almeida Patrocínio) Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=WS2DlLLm8wQ>
Depois de assistirem ao vídeo, questione oralmente: 
- Quais foram as brincadeiras que o autor mostra no vídeo? 
- As crianças que aparecem no vídeo estão alegres ou tristes? 
- Das brincadeiras citadas no vídeo, quais são as mais utilizadas na cidade?  
- Muitas delas são brincadeiras antigas. Cite algumas. 
Depois, entregue uma folha com a seguinte atividade: 
No quadro abaixo, temos diversas atividades e brincadeiras. Pinte os espaços que apresentam as atividades de que você mais gosta de fazer. 
Avaliação: Como avaliação, os alunos terão que realizar uma entrevista. Serão os repórteres. Devem entrevistar uma pessoa da família, que tenha mais de 30 anos. Caso tenham fotos, podem trazer e mostrar para os colegas para enriquecer a pesquisa. Entregue uma folha onde serão respondidas as seguintes questões:

Depois de concluída a entrevista, a turma deve mostrar e contar para os amigos, numa roda de conversa, qual foi o resultado da atividade. 
Construa um cartaz coletivamente, apontando as brincadeiras citadas pelos entrevistados e as levantadas pelos alunos da sala; comparem as atividades de seus familiares, quando eram crianças, e as realizadas por vocês atualmente. Caso haja alunos que trouxeram fotos, cole-as no cartaz para ilustrar as respostas.



Acadêmica: Munick Geovanna Hanisch 





Um comentário: